Este projeto refere-se à uma reforma residencial completa para um apartamento de aproximadamente 34m² de área interna, localizada em um único pavimento no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo.
O escopo contemplou a reestruturação funcional dos ambientes com foco em conforto, estética contemporânea e adequação ergonômica às necessidades do morador. Foi cuidadosamente desenvolvido para otimizar cada centímetro disponível, priorizando soluções práticas.
A escolha dos móveis modernos e de design nacional aliam funcionalidade e estética. A marcenaria da cozinha foi planejada sob medida, com foco em ergonomia personalizada, considerando a estatura, hábitos de uso e rotinas do cozinheiro Miguel, o que resultou em um espaço mais fluido, eficiente e confortável.
A paleta de cores e texturas foram selecionadas com base em tendências atuais, equilibrando tons neutros e terrosos com pontos de cor mais vibrante, a fim de criar uma atmosfera acolhedora e atemporal. Os revestimentos e tecidos trazem sensorialidade e conforto, reforçando a experiência de bem-estar nos ambientes compactos.
Pensando em sustentabilidade, o projeto buscou minimizar o descarte de entulho, reaproveitando o que fosse possível e privilegiando intervenções inteligentes. A luz natural foi bem aproveitada, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia por meio de aberturas existentes e uso de elementos para reflexão. À noite, entra em cena uma iluminação difusa e quente, planejada para valorizar os materiais e criar uma atmosfera acolhedora e relaxante.
Este projeto é um exemplo de como a Arquitetura de Interiores pode transformar pequenos espaços em ambientes bem aventurados, funcionais e afetivos, por meio de soluções bem pensadas, viáveis e alinhadas com práticas sustentáveis e contemporâneas. Um projeto compacto no tamanho, mas generoso em soluções, conforto e personalidade.






